Objetivo Geral
Promover autonomia digital, saúde física e mental e socialização de pessoas idosas através de tecnologias inovadoras, capacitação, orientação e educação no uso desses instrumentos para ampliar suas conexões sociais e familiares, a fim de minimizar a sua vulnerabilidade digital e social. Preferencialmente pessoas idosas acolhidas em Instituições de Longa Permanência para Idosos e de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Comunidade.
Objetivos Específicos
- Reduzir a vulnerabilidade digital em 60% dos participantes.
- Melhorar habilidades motoras, físicas e emocionais através de recursos tecnológicos.
- Ampliar socialização e vínculos familiares
- Capacitar pessoas idosas para o mercado de trabalho;
- Criar uma sala tecnológica, reformando um espaço existente, para atividades digitais do projeto.

Público Alvo
Capacidade de Atendimento: 70 participantes
Capacidade das Oficinas Presenciais para residentes: até 40 participantes Capacidade de participantes externos: 30 participantes
Os participantes serão pessoas 60+ acolhidas nas 05 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), pessoas idosas encaminhadas pelo CRAS III e nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e interessados da comunidade do entorno.
Temas que serão desenvolvidos no decorrer projeto junto as aulas de inclusão digital
- Educação Financeira;
- Atendimento ao cliente por telefone e presencial;
- Elaboração de currículos;
- Empréstimos consignados;
- Prevenção contra golpes e ações imediatas em caso de golpes;
- Fake News;
- Como acessar canais de denúncias e de socorro como SAMU, Bombeiros e Polícia militar;
Execução do projeto
O projeto será executado em no mínimo em 12 meses e após se tornando de continuidade dentro da Instituição.
O início será em 01 de agosto de 2025 até 31 de julho de 2026.
Resultados Esperados
Curto Prazo
Infraestrutura Tecnológica:
- Conclusão da reforma e adaptação da sala tecnológica, tornando-a um espaço funcional e acessível para as atividades digitais.
- Aquisição e instalação de novos equipamentos, incluindo computadores, dispositivos de acessibilidade e software atualizado.
- Implementação de uma conexão de internet de alta velocidade e confiável.
Médio Prazo
Desenvolvimento de Habilidades:
- Melhora significativa nas habilidades digitais dos participantes, permitindo que utilizem a tecnologia para comunicação, informação e lazer.
- Desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas através de atividades digitais interativas.
- Aumento do acesso a serviços online essenciais, como saúde e serviços bancários, por parte dos participantes.
Longo Prazo
Transformação Digital:
- Integração satisfatória de pessoas idosas na era digital, permitindo que participem ativa- mente da sociedade da informação.
- Utilização da tecnologia como ferramenta de empoderamento e autonomia para os participantes.
- Contribuição para a construção de uma sociedade mais inclusiva e digitalmente acessível para todas as idades.
Sala tecnológica
Pretendemos reformar um espaço existente, atualmente uma sala de eventos, que será transformada numa sala tecnológica, serão realizadas atividades que promovam aprendizado digital, melhoria nas habilidades motoras, de equilíbrio, de saúde física e mental , capacitações para o mercado de trabalho através de acesso remoto e presenciais, dessa forma pretendemos ampliar nossos participantes e oferecermos esses benefícios a comunidade do entorno e aos próprios (as) moradores (as) da Casa do Vovô.
🏢 Ambiente Geral
- O espaço apresentado no vídeo simula uma sala retangular ampla, com pé-direito convencional.
- A ambientação é moderna, acolhedora e funcional, com cores claras predominantes (tons de branco, bege e madeira), transmitindo leveza e acessibilidade visual.
🖥️ Layout e Mobiliário
- A sala está equipada com duas fileiras laterais de estações de trabalho (computadores), posicionadas ao longo das paredes.
- Cada estação possui:
- Mesa individual com cadeira ergonômica
- Monitor grande
- Iluminação superior suave
- No centro do ambiente há espaço livre para circulação e possíveis atividades de grupo, como:
- Sessões de realidade virtual
- Jogos com sensores de movimento
- Dinâmicas coletivas
📽️ Equipamentos e Recursos Tecnológicos
- Um painel multimídia (possivelmente um telão ou smart TV de grande porte) está instalado na parede frontal, com função para:
- Apresentações
- Palestras
- Cinema para idosos
- Videochamadas com familiares
- Há indicações visuais de suporte para:
- Realidade virtual (óculos VR e sensores de movimento)
- Som ambiente estéreo
- Sistema de ventilação/climatização embutido
🚪 Acessibilidade e Circulação
- A disposição dos móveis respeita larguras mínimas de circulação (adequadas para cadeiras de rodas ou andadores), de acordo com a NBR 9050 (Acessibilidade).
- A entrada é ampla e o piso é contínuo e antiderrapante, com acabamento uniforme.
- Sinalização visual e uso de contraste nos mobiliários sugerem atenção à acessibilidade visual.
💡 Iluminação e Conforto
- Iluminação indireta embutida no forro (LED), suave e bem distribuída;
- Presença de janelas grandes com iluminação natural lateral, complementadas por cortinas;
- Uso de materiais acústicos aparentes em paredes e teto, reduzindo ruídos e reverberações.
🎨 Design e Identidade Visual
- Elementos gráficos nas paredes com temática tecnológica e digital inclusiva, incluindo ícones de wi-fi, teclados, redes sociais e frases de motivação.
- Uso de elementos visuais coloridos, porém suaves, voltados ao público idoso.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.
ODS alinhadas com o projeto
1. Erradicação da pobreza – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
3. Saúde e bem-estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
4. Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5. Igualdade de gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
7. Energia limpa e acessível – Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
8. Trabalho de decente e crescimento econômico – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
9. Inovação infraestrutura – Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
10. Redução das desigualdades – Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
11. Cidades e comunidades sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12. Consumo e produção responsáveis – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
16. Paz, justiça e instituições eficazes – Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17. Parcerias e meios de implementação – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
PARCERIA

INCENTIVADORES DESSE PROJETO